Rio Largo - Jóia da região metropolitana

RIO LARGO

Rio Largo é um município brasileiro do estado de Alagoas, localizado na Região Metropolitana de Maceió.
A história de Rio Largo é, em seus primórdios, a mesma de Santa Luzia do Norte. A estrada de ferro, que não passava em Santa Luzia do Norte, fez com que fosse direcionado o desenvolvimento para o local, às margens da ferrovia, onde foram instaladas indústrias têxteis pertencentes à Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos.
O nome Rio Largo originou-se de um engenho de açúcar existente no local onde o rio Mundaú apresenta maior largura. No fim do século XIX foram fundadas duas unidades para a industrialização das fibras têxteis, em trechos de pequenos encachoeiramentos do rio Mundaú, favoráveis àquele tipo de atividade fabril. É válido ressaltar, também, nesse período, o surgimento da Usina Leão, que começou a moer em julho de 1894 e tornou-se, à época, uma das maiores do setor em toda a América Latina.
O município de Rio Largo foi criada por decreto de 10 de dezembro de 1830. O desenvolvimento do pólo industrial acarretou, em 13 de julho de 1915, a elevação à categoria de cidade, através da lei 696. Apesar de sua origem recente, Rio Largo deu a Alagoas filhos ilustres como Arnon de Mello e Luiz de Souza Cavalcante, ambos ex-governadores do Estado.


Fotos: Toni Cavalcante



































Gostou? Deixe seu comentário. Obrigado.
¿Te gusta? Deja un comentario. Gracias.
Did you like it? Leave a comment. Thank You.
Vous L´aimez? Laissez un commentaire. Merci.
Ti piace? Lascia un commento. Grazie.
Pidät? Jätä kommentti. Kiitos.

9 comentários:

  1. Amei as fotos e o documentario!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nada como uma foto bem tirada!
    Moro em Rio largo, e raramente vejo a cidade tão bela quanto nessas foto!
    Milagres existem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte de minha família reside em rio Largo Anne, o que pega é a falta de conservação do patrimônio histórico e dos casarios, realmente, se rio largo fosse bem administrada poderia ser um ponto turístico de Alagoas, uma pena...

      Excluir
  3. Isto não é milagre Anne, está tudo aí, só falta ser melhor divulgado. Nessa região de Gustavo Paiva, existe um rico sítio histórico-arquitetônico,lindas corredeiras formando inúmeras cachoeiras e um moderno VLT cruzando esse visual, formando um dos mais belos cenários fotográficos de seu trajeto até Rio Largo. Lute por valorizar mais essa jóia e sinta muito orgulho por isso. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Estudo esse espaço. Suas fotos são demais. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa cidade e linda so falta alguem p dar valor e cuidar dessas belezas

    ResponderExcluir
  6. Rio largo parece uma cidade fantasma,ruinas e mais ruinas. O patrimônio histórico está cada dia que passa mais destruído, Infelizmente o poder público parece fechar os olhos para essa grande realidade. Depois da morte do Gustavo Paiva Rio largo simplesmente ficou no abandono total.

    ResponderExcluir
  7. Eu morei em Rio largo desde 1976ate 2009 e pelo jeito continua igualzinha.hoje moro São Paulo,mas tenho muitas saudades de lá

    ResponderExcluir
  8. Eu morei em Rio largo desde 1976 até 2009,quando vim para São Paulo.pelo jeito não mudou nada.mas eu tenho muitas saudades de lá.

    ResponderExcluir

Gostou? então... compartilha!